Farofa Saudável

Postado por Kris

Muito interessante :D

Não gosta de Salada? Tenta farofa. Matéria do Jornal Hoje. 

 

Aprenda a preparar uma farofa rica em fibras, vitaminas e minerais que pode substituir a salada


Nutricionista orienta a consumir duas colheres de sopa por refeição.
Quantidade é suficiente para melhorar o funcionamento do intestino.

Para um bom funcionamento do intestino, os nutricionistas recomendam ingerir de 20 a 30 gramas de fibras diariamente. Isso representa, por exemplo, duas colheres de sopa de um cereal integral pela manhã, quatro frutas ao longo do dia e duas porções (um prato de sobremesa) de verduras e legumes.

Uma turma de moradores da Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, está aprendendo a preparar alimentos com o máximo de aproveitamento. E essa farofa, rica em fibras, é uma das receitas.

“Além de fibras, a farofa tem vitaminas A e C, boas para o crescimento, para a defesa do organismo e para a pele e os olhos. Possui também minerais, como ferro que previne anemia, cálcio contra a osteoporose e potássio para contração muscular”, explica a nutricionista Shirley.

A culinarista Marilene explica como preparar a receita. Os ingredientes são verduras, legumes e cascas: 1 cenoura, 1 beterraba, 1 chuchu, 1/2 molho de folhas de couve e 1 cebola. Para completar, 500g de farinha de mandioca, 100g de margarina e sal a gosto

Primeiro escove bem as folhas e os legumes com água. É importante escovar principalmente as pontas, onde ficam muitas bactérias, sempre com uma escovinha própria para legumes.

Mergulhe tudo por quinze minutos em hipoclorito de sódio ou água sanitária: uma colher de sopa para cada litro de água. Em seguida rale os legumes com casca mesmo, desprezando apenas as pontinhas. As folhas de couve são picadas com talo e tudo.

O próximo passo é no fogo, para refogar na margarina. Coloque primeiro a cebola, a cenoura e o chuchu que demoram um pouco mais pra amolecer e depois a couve. Por último, a beterraba, que tem uma cor forte e pode deixar a farofa muito colorida. Fora do fogo misture a farinha de mandioca e está pronto.

por Tatiana Nascimento

Rio de Janeiro

This entry was posted on segunda-feira, junho 27, 2011 .