Acelerando seu Metabolismo

Postado por Kris

Muitas pessoas gostam de culpar o seu metabolismo reduzido pela sua dificuldade em perder o excesso de peso, enquanto pessoas com metabolismo acelerado, parecem devorar doces sem problemas com a balança.



E é possível estimular o nosso metabolismo, elevando-o?
Sim!
Aqui estão algumas maneiras eficientes de fazer isso:

  • Pratique exercícios aeróbicos regularmente – A taxa metabólica aumenta 25% durante 12 a 15 horas após os exercícios aeróbicos vigorosos. Além disso, o exercício ajuda a acelerar o processo digestivo, reduzindo a absorção de calorias.
  • Ganhe massa muscular – Se você acha que a musculação serve apenas para quem quer modelar ou ganhar corpo, pense melhor. Os exercícios de resistência ajudam a substituir a gordura por músculo, o que é benéfico, porque o seu organismo gasta mais energia (ou queima mais calorias) para manter o músculo do que a gordura. Não se engane com a balança. Apesar do músculo ser mais pesado que a gordura, ele acelera o metabolismo, define o corpo e aumenta a força.
  • Evite dietas rígidas – Quanto menor a ingestão calórica diária, menor a velocidade do seu metabolismo, pois o organismo interpreta essa situação como uma ameaça. Reduza a ingestão diária no máximo até 500 calorias, perdendo cerca de 400g por semana, de forma segura e com bons resultados a longo prazo.
  • Resista à "Síndrome do iô-iô" – Você tem culpa em começar uma nova dieta, abandonando-a após algum tempo, e retornando após alguns meses? Alguns especialistas defendem a teoria de que, a cada nova dieta, o organismo torna-se mais eficiente na conservação de calorias. Em vez disso, procure manter uma alimentação saudável e balanceada por toda a vida.
  • Coma devagar – Quanto mais devagar e menos calorias uma pessoa come, maior a liberação de insulina, substância que promove o armazenamento adequado de gordura.
  • Tome café da manhã – Os pesquisadores demonstraram que as pessoas que pulam o café da manhã têm metabolismo diminuído em relação àqueles que tomam café da manhã regularmente.
  • Reduza as gorduras e aumente os carboidratos – Uma dieta rica em gorduras estimula muito menos o seu metabolismo do que uma refeição com os outros grupos de alimentos, além de conter mais calorias por grama. Pães integrais, cereais, verduras, frutas, batata e massas são melhores para o seu metabolismo.
  • Mantenha-se em movimento – Quanto menos se movimenta, mais você come. Portanto, mantenha o corpo e a mente ativos, e evite preencher o tempo com lanches desnecessários.
Matéria escrita para o site Catho pela Doutora Elisabete Fernandes Almeida, escritora e editora médica, com especialização pela Universidade de Harvard, EUA.

Meus Comentários:
Tudo bem, excelente... mas emagrecer apenas 400g por semana é de desanimar né. Emagreci 500g essa semana e não gostei nada. Eu sei, eu sei.... o certo é emagrecer em média 1,5 por mês, mas assim eu demoraria praticamente um ano pra conseguir chegar na minha meta, e quantas vezes durante 1 ano seria convidada para festas, churrascos, cinema ... e por aí vai?
O problema não é só controlar a dieta e deixar de comer para emagrecer, porque dizem que de vez em quando não tem problema sair da dieta. Mas, pra mim, o problema é que ao sair da dieta você lembra dos antigos hábitos... não sei como explicar mas é assim... Uma coisa é você comer algo que não poderia comer no dia dia e voltar para uma dieta equilibrada no dia seguinte para manter o peso (aí tudo bem) outra coisa é você comer algo que não poderia comer no dia dia (as guloseimas em geral, melhor nem citar nomes..rs) e no dia seguinte voltar para uma dieta restritiva para perder peso. Então nesse caso a saída seria não ir a churrascos ou festas durante 1 ano ou então ir e ficar lá babando sem comer nada.
Acho que a pessoa para emagrecer tão pouco por semana teria que ter uma força de vontade impressionante o que não é o caso da maioria das pessoas que brigam com a balança por mais de 1 ano.

Concordo com tudo menos a parte sobre emagrecer apenas 400g gramas por semana que mesmo sendo uma forma interessante de se emagrecer, é muito difícil seguir esse esquema já que durante um mês a pessoa praticamente não consegue notar os resultados da dieta.

This entry was posted on segunda-feira, novembro 10, 2008 and is filed under , .